Alesson Loureiro Cavalcante (Léo Loureiro), como é popularmente conhecido, é maceioense, tem 41 anos, advogado, casado, pai de 5 filhas. Lutar pelos direitos das pessoas com deficiência sempre foi seu objetivo de vida, por isso, atualmente, Léo está presidindo a Federação das APAEs do Estado e é o deputado estadual que mais apresentou Projetos de Lei Ordinários voltados ao segmento.
Léo começou sua história em defesa da pessoa com deficiência há 20 anos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Maceió), onde ao longo dos anos conseguiu expandir o serviço da APAE para outros municípios, hoje a instituição está presente em sete cidades de Alagoas, sendo elas: Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Capela, Maribondo, Palmeira dos Índios e Maragogi, e atende mais de 3.500 famílias de pessoas com deficiência intelectual, física e múltipla.
Léo Loureiro entrou na vida pública após perceber que as instituições que trabalham com a Pessoa com Deficiência (PCD), precisavam de um representante, então quando eleito deputado estadual, passou a criar Projetos direcionados aos PCDs.
“Minha missão de vida é lutar por acessibilidade e para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, de eu conseguir fazer a diferença na vida de uma pessoa, já me deixa feliz”, afirmou Léo Loureiro.
Além de vários projetos que estão em tramitação, o deputado Léo Loureiro preside a 15ª comissão de saúde e seguridade social, e é vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).