Em audiência pública o Deputado Léo Loureiro enfatizou que o processo de inclusão social acontece quando a sociedade modifica seus sistemas de lazer e turismo para que todas as pessoas, sendo elas deficientes ou não, possam participar juntas e ativamente de suas atividades nos mesmos locais, desfrutando de momentos de lazer em ambientes comuns. Aqui em Maceió, por exemplo, investir nas jangadas, torná-las acessíveis, entretanto, a maioria absoluta dos setores que fazem o turístico brasileiro ainda não se conscientizou da importância que é adequar o empreendimento para atender este público, seja ele pessoa cega ou surda, com baixa visão ou audição, impedimento intelectual, fisícomotor ou com mobilidade reduzida, obesa ou idosa.
A Constituição brasileira afirma que toda pessoa com alguma necessidade específica deve ter as mesmas oportunidades e alcançar a sua independência social e econômica para integrar-se plenamente na sociedade. Então, vamos fazer a diferença? Vamos fazer da acessibilidade uma realidade? Bom dia a todos!
O Turismo também deve ser inclusivo, entendemos que o turismo acessível precisa se tornar uma realidade para nosso Estado e é neste sentido, após essa Audiência Pública que aconteceu hoje, que precisamos garantir acessibilidade a todos e independentemente do tipo de deficiência, iremos desenvolver projetos e iniciativas que visem à acessibilidade urbana, à adaptação de atividades turísticas e à sensibilização e disseminação de orientações acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente à atividade turística. Ao ministro do turismo, Marx Beltrão, obrigado pela presença e por ter garantido que haverá recursos para custear os melhores projetos de voluntários em prol da pessoa com deficiência. Também quero agradecer a todos que participaram e deram a sua contribuição para incluir Alagoas na rota do turismo acessível. Além da participação do ministro do turismo, nossa audiência contou com a presença da deputada federal Rosinha Cavalcante, do deputado estadual Gilvan Barros Filho, do superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Kugelmas, do prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa – representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o superintendente da Infraero, Adilson Pereira da Silva, além de representantes das principais entidades do segmento da pessoa com deficiência do Estado, Abrasel, Arsal e do Sebrae.